Bombeiros simulam queda de aeronave para treinamento em Tijucas

Futuros bombeiros estão participando de um simulado de queda de avião durante o TRON - Treinamento Operacional de Desastres Naturais, pelo Corpo de Bombeiros Militar, em Tijucas.

Desde o final de semana os alunos oficiais estavam recebendo avisos meteorológicos (também simulados) sobre situação de enchentes em algumas cidades do Litoral e Vale do Itajaí. A notícia da queda aconteceu no começo da tarde desta terça (12).

“Os alunos não sabiam de nada e estavam se deslocando para o município de Itapema para acionar o plano de cheias daquela cidade e iniciar algumas evacuações de famílias de áreas de risco.

Mas, o objetivo do exercício é justamente trabalhar com o inesperado. Assim, eles tiveram que desviar a rota e iniciarem as buscas pelo avião caído em Tijucas”, explicou o Coronel BM Aldo Baptista Neto, que coordena a disciplina TRON aos alunos.

Pela cena simulada, os alunos precisam localizar o avião caído, verificar a existência de sobreviventes e iniciar os atendimentos de socorro às vítimas e resgate dos corpos.

Desde ontem eles estão acampados em um terreno, para vivenciar a experiência, e devem dormir lá hoje também. Durante o simulado eles receberão instruções para uso de cães nas buscas.

Os treinamentos dos cerca de 40 cadetes em formação se estenderão até sexta-feira nas regiões do litoral e Vale do Itajaí.

Com informações:  Krislei Oechsler
 

Quarta, 13/9/2017 10:09.



Voltar